BOOK | LADY MIDNIGHT

terça-feira, maio 03, 2016

Olá!

   Faz tempo que não partilhava convosco a minha opinião de um livro e no outro dia acabei este, Lady Midnight, o primeiro da saga The Dark Artifices pela autora Cassandra Clare. Esta saga faz parte de um universo maior chamado Shadowhunter Chronicles que inclui, para já, mais duas sagas (Mortal Instruments e Infernal Devices - que podem encontrar em Português) e mais um companion book (Shadowhunter Codex) e duas colecções de short-stories (Bane Chronicles - já disponível em português e com opinião minha aqui - e Tales From the Shadowhunter Academy). 
  Recentemente a ABC e a Netflix lançaram uma série baseada na primeira saga (Mortal Instruments), de seu nome Shadowhunters, após o filme baseado no primeiro livro dessa mesma saga ter sido um flop! 

  O bom destas sagas inseridas em grandes universos é que realmente não têm de ler umas para perceber as outras, se bem que eu, obviamente, li tudo. Embora certas personagens chave cruzem uns e outros livros, não é necessário lê-los todos para perceber as histórias principais de cada saga. 


  Já tenho uma só prateleira dedicada a todos os livros deste universo, se bem que ainda me faltam adquirir dois. Este em específico é um livro que eu já tinha pré-encomendado. Sempre que sai algum livro das sagas corro para o obter, pois acho-os fascinantes, em geral.

 O livro insere-se, como todos os deste universo, no género de Fantasia Urbana e retrata as aventuras de Emma Carstairs e da familia Blackthorn. Resumidamente: combatem demónios e as forças do mal. Emma é uma adolescente consumida pela vingança, e que quer a todos os custos encontrar os assassínos dos pais; Julian Blackthorn (o terceiro mais velho dos irmãos) é um adolescente que desde os 12 anos se viu obrigado a ser pai dos irmãos mais novos após o pai ter morrido na Guerra Negra e os dois irmãos mais velhos terem sido afastados por serem parte-fada. 

  A realidade é que, por muito que tenha gostado de ler, sinto que este livro não me puxou tanto. Lembro-me de estar a ler os outros livros e quase nem dormir para os acabar. Este, já demorei mais. Tinha uma premissa interessante e adorei as personagens e o desenrolar mas faltou-lhe um je-ne-sais-quoi de brilho. 
  Gostei imenso da autora ter ligado à história o poema Annabelle Lee de Edgar Allen Poe, deu-lhe outra mística, e o próprio final tornou-se interessante por conta disso. 

 Algo que gosto bastante nos livros desta autora é a diversidade a todos os níveis. Só acho que agora falta uma personagem principal (as in, a personagem que faz com que se desenrole a acção central, porque personagens centrais há mil) que não seja branca ou hetero. Porque até agora todas as personagens que levam ao desenrolar da acção são miúdas brancas e heterossexuais, algo estranho para uma série de livros que prima por ter tantas personagens de cor, misturadas, de outras orientações sexuais, etc. Representação matters, people! 

Já conheciam estes livros ou viram a série?
Que livros costumam ler?

You Might Also Like

5 comentários

  1. Acima de tudo achei interessante ! Adorava ver mais séries de facto

    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa confesso... Qual o melhor para se ler primeiro?

    Beijinhos!

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondi no meu blog, mas aproveito e agradeço a dica aqui também! E sim, espero que tenhas aproveitado bem aqui, que praia em Inglaterra não é de todo a mesma coisa!

      Nisso estamos muito bem servidos, não nos podemos queixar! E é das coisas que mais me prende a Portugal!

      Beijinhos!

      Carolina
      [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

      Eliminar
  3. Ora essa, querida. Acredita que é sempre um gosto enorme poder dar-te todo o feedback possível :)
    Sim, também encontras nos Continentes :D

    Bem, não faz muito o meu género literário porque não sou muito apreciador de sagas. Contudo, cativou-me o desenrolar da história e, em grande parte, a tua crítica super bem fundamentada.

    Eu adoro ler romances e policiais. Colo, literalmente, ao livro :D

    NEW DIY POST | Organizers Of Plastic Blottles.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia fiquei bastante curiosa.

    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Subscribe